O evento ocorrerá nos dias 01 e 02 de dezembro de 2025, em formato híbrido, com atividades presenciais na EEL/USP e transmissões ao vivo por meio de plataformas digitais.
O I Simpósio de Meio Ambiente e Desenvolvimento (SIMAD) é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMAD) da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da Universidade de São Paulo (USP). Em sua primeira edição, o evento se estabelece como um espaço plural de encontro entre pesquisadores, estudantes, gestores e profissionais, voltado à discussão crítica e propositiva sobre os desafios contemporâneos da sustentabilidade.
Com o tema “Sustentabilidade como Compromisso Científico e Social”, o I SIMAD propõe uma reflexão profunda sobre o papel transformador da ciência frente às múltiplas crises ambientais, sociais e econômicas que atravessam o século XXI. Ao integrar saberes acadêmicos e experiências práticas, o evento pretende fomentar diálogos interdisciplinares, ações colaborativas e soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável em diferentes escalas e territórios.
Prepare-se para dois dias de atividades intensas e transformadoras, reunindo especialistas, pesquisadores, educadores e estudantes de todo o país!
Durante o simpósio, você poderá participar de: Palestras, Mesas-redondas, Mini-Cursos, Apresentações de Trabalhos e Painéis Temáticos.
Programação Disponível em Breve
Horário - Atividade - Local
09h00 - 09h30 - Mesa de Abertura - Anfiteatro Área I
09h30 - 10h30 - Palestra 1 - Anfiteatro Área I
10h30 - 12h00 - Mesa Redonda 1 - Anfiteatro Área I
12h00 - 13h30 - Intervalo para Almoço - Anfiteatro Área I
13h30 - 14h30 - Palestra 2 - Anfiteatro Área I
14h30 - 16h00 - Mesa Redonda 2 - Anfiteatro Área I
16h00 - 16h30 - Intevalo - Anfiteatro Área I
16h30 - 17h30 - Palestra 3 - Anfiteatro Área I
17h30 - 19h00 - Apresentação de Trabalhos - Anfiteatro Área I
19h00 - 21h00 - Mini Curso 1 - Auditório da Congregação
19h00 - 21h00 - Mini Curso 2 - Sala do PPGMAD/DEBAS
Programação Disponível em Breve
Horário - Atividade - Local
08h00 - 10h00 - Mini Curso 3 - Ambiente Virtual
08h00 - 10h00 - Mini Curso 4 - Ambiente Virtual
10h00 - 11h00 - Palestra 4 - Ambiente Virtual
11h00 - 12h00 - Palestra 5 - Ambiente Virtual
12h00 - 13h00 - Palestra 6 - Ambiente Virtual
13h00 - 14h00 - Intervalo para Almoço - Ambiente Virtual
14h00 - 15h30 - Mesa Redonda 3 - Ambiente Virtual
15h30 - 16h30 - Mesa Redonda 4 - Ambiente Virtual
16h30 - 18h00 - Palestra 7 - Ambiente Virtual
17h30 - 18h30 - Palestra 8 - Ambiente Virtual
19h00 - 21h00 - Mini Curso 5 - Ambiente Virtual
19h00 - 21h00 - Mini Curso 6 - Ambiente Virtual
A Comissão Organizadora convida pesquisadores, estudantes e profissionais a submeterem seus trabalhos ao evento. Os mesmos serão aceitos no formato de Resumo Expandido. Os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do Evento (com DOI e ISBN) e os autores dos melhores resumos serão convidados para a realização da submissão completa do trabalho (após o evento) para publicação em editora parceira.
ENVIO E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
O trabalho no formato de Resumo Expandido deve ser enviado através do link de submissão dentro do prazo estabelecido. A formatação exigida é: Até 4 páginas, (incluindo título, introdução, objetivos, metodologia, resultados - parciais ou completos, conclusões e referências); Escrito em editor de texto (Microsoft Word .doc ou .docx), fonte Arial 12, espaçamento 1,5 e margens de 2,5 cm - Utilize o template disponibilizado no link abaixo; Devem ser enviados 2 arquivos neste formato, sendo um com a identificação dos autores e o outro sem a identificação dos autores; Serão permitidos até 10 autores por trabalho.
Além do trabalho escrito deve ser enviado um vídeo de apresentação do trabalho de no máximo 5 minutos, gravado em formato horizontal.
Os resumos expandidos serão avaliados por pareceristas da Comissão Científica com base nos seguintes critérios: Relevância e originalidade; Clareza; Coerência; Qualidade na escrita; Contribuição com o tema do evento.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Os trabalhos aprovados serão organizados nas modalidades: Presencial: Apresentação oral durante o evento na EEL/USP; Pôster: Apresentação em pôster (impresso) durante o evento na EEL/USP; Remota: Apresentação oral ao vivo pela internet; Vídeo Pôster: Apresentação por meio de vídeo gravado.
CRONOGRAMA
Submissão (resumo expandido e vídeo): Até 10/11/2025
Resultado: Até 20/11/2025
Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo
Área I - Estrada municipal do Campinho, Nº 100, Campinho, Lorena/SP
Não. A participação é gratuita, tanto para ouvintes quanto para autores de trabalhos aprovados. Não há cobrança de taxa de submissão, apresentação, publicação nos anais nem na emissão de certificado.
Os trabalhos aprovados serão organizados nas modalidades:
Presencial: Apresentação oral durante o evento na EEL/USP.
Pôster: Apresentação em pôster (impresso) durante o evento na EEL/USP.
Remota: Apresentação oral ao vivo pela internet.
Vídeo Pôster: Apresentação por meio de vídeo gravado.